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Salto de precis�o (saut de pr�cision, no original), um dos saltos mais comuns na pr�tica do parkour.
Desenvolvido como um m�todo de treinamento que permite ao indiv�duo, ultrapassar de forma r�pida, eficiente e segura qualquer obst�culo utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano,[1] o parkour foi desenvolvido inicialmente na Fran�a entre meados e final da d�cada de 1980.
[2] O termo � proveniente de uma adapta��o da palavra original parcours e foi sugerido por um amigo de David Belle, o qual porroleta brasileira blazervez, junto com alguns amigos de adolesc�ncia, � considerado como fundador do parkour.
Ainda, o termo parcours tem rela��o com o "Parcours du combattant", mais conhecido como a pista de obst�culos do pentatlo militar.
[1] A modalidade tem diversas influ�ncias de pr�ticas corporais e entre estas, destacam-se as gin�sticas e o M�todo Natural de Educa��o F�sica de Georges H�bert, tamb�m conhecido como "M�thode Naturelle", o qual tamb�m se utilizava de habilidades e capacidades corporais para superar obst�culos e desafios tantoroleta brasileira blazerambientes urbanos como quantos naturais.
[3] A modalidade pode ser praticada tanto individualmente quantoroleta brasileira blazergrupo.
Ao praticante do sexo masculino, este � denominado traceur e seu equivalente feminino � traceuse.
[1][2] Ambas grafias s�o de origem francesa, por�m para maior dissemina��o e facilidade de pron�ncia, o termoroleta brasileira blazeringl�s 'tracer' [trey-ser],[4] foi o mais difundido.
[1][2] O parkour tornou-se uma pr�tica reconhecidamente esportiva no Reino Unido,[5][6][7][8][9][10][11][12][13][14][15] embora a concep��o de esporte seja diferente daquela empregada no Brasil, dado aos diferentes tipos de esportes que a Educa��o F�sica nacional concebe.[16]
O fundador do parkour, David Belle atribui a inspira��o para criar o m�todo de treinamento, a seu pai e mentor Raymond Belle (1939-1999),[2][17][18][19] o qual foi treinado na guerra da Indochina (per�odo pr�-guerra do Vietn�) e posteriormente atuou como soldado pelas for�as armadas francesas.
[2][17] A partir de 1958, Raymond deixou o ex�rcito e entrou para o corpo de bombeiros de Paris na Fran�a.
[17] Raymond tamb�m � lembrado pelos seus feitos na gin�stica, no esporte e pelos recordesroleta brasileira blazersaltos, arremessos com vara e subidaroleta brasileira blazercorda, feitos estes que construiu enquanto fez parte da corpora��o.[1][2][17]
Salto do gato (saut de chat, no originalroleta brasileira blazerfranc�s) tamb�m conhecido como cat leap, � um tipo de salto feito para se fixarroleta brasileira blazerum lugar pendurando com as m�os.
O parkour � uma forma de pr�tica corporal pouco explorada no quesito de fundamenta��o te�rica e de produ��o cient�fica no cen�rio acad�mico, o que torna a modalidade um pouco dif�cil de ser categorizada.
[19] De acordo com o seu fundador, David Belle, o parkour consiste essencialmenteroleta brasileira blazersuperar todos os obst�culos, seja eles f�sicos ou mentaisroleta brasileira blazerqualquer tipo de ambiente, natural ou urbano.[20]
A pr�tica requer treinamento f�sico met�dico, dedica��o, comprometimento e visa principalmente a efic�cia, poupando energia para ultrapassar os obst�culos e evitando ferimentos de quaisquer ordem.
[17] Os praticantes do parkour atribuem ao mote �tre et durer ('ser e durar', traduzido do franc�s), a import�ncia do fortalecimento e da longevidade na pr�tica por meio do treino constante, buscando sempre melhorar a si enquanto ser humano.
[17] Essa ideia de manter o corpo forte e vigoroso a longo prazo foi absorvida do M�todo Natural de Georges H�bert e ainda � propagada por muitos praticantes.
A pr�tica do parkour � comummente vinculadaroleta brasileira blazeruma vis�o grosseira e deturpada de que seus praticantes s�o "puladores de pr�dios",[21] arruaceiros e desocupados.
Por�m, somente quem realmente adentra a pr�tica ou busca informa��es sobre, seja por curiosidade, ou por vontade, acaba por descobrir que o parkour �, acima de tudo, uma disciplina de cunho de exerc�cio f�sico e moral, voltada para o desenvolvimento de habilidades e capacidades do corpo, usando de corridas, varia��es de movimentos quadrupedais, diversos tipos de rolamentos, formas de escaladas, equil�brios, saltos e outras formas de movimento[17] para ultrapassar os obst�culos de maneira r�pida, eficiente e segura, os quais podem levar a novos patamares de explora��o do movimento humano.[17][19]
Existem outras duas formas de express�o com v�nculo direto com a pr�tica eroleta brasileira blazermuitos pa�ses s�o tratados tamb�m como sin�nimos do parkour: A "Art du d�placement" ('Arte do deslocamento',roleta brasileira blazerportugu�s) e o "Free Running" (Corrida livre',roleta brasileira blazerportugu�s).[2][19]
O termo Art du d�placement foi o primeiro nome dado a pr�tica corporal que viria a ser mais tarde tamb�m nomeada como parkour.
[19] Esse nome foi sugerido por S�bastien Foucan,[2][22] considerado por muitos o co-fundador do parkour e tamb�m fundador do Free Running.
O nome perdurou atrav�s dos Yamakasi,[19] considerados o primeiro grupo de parkour.[1]
Por sugest�o de seu amigo Hubert Kound�, David Belle remodelou a palavra parcours ('percurso',roleta brasileira blazerportugu�s), primeiramente retirando a letra 's', a qual n�o � pronunciada pela voz e substituiu o 'c' por um 'k' para sugerir agressividade e causar mais impacto ao pronunciar, e tamb�m como forma de universalizar o termo.[1][2][19]
S�bastien Foucan, co-fundador do parkour tamb�m � considerado o fundador do Free Running.
[2] Embora semelhantes, a pr�tica estabelecida por S�bastien Foucan expressa uma vertente mais art�stica do parkour, onde s�o realizadas acrobacias e a est�tica do movimento � ressaltadaroleta brasileira blazerdetrimento da objetividade.
O nome Free Running foi sugerido por Guillaume Pelletier para uma apresenta��o de S�bastien Foucan no document�rio Jump London para o Channel 4 do Reino Unido,[1][2] visando maior facilidade na comunica��o com a l�ngua inglesa e entendimento da pr�tica.
Traceur e traceuse s�o derivados do termo frac�s tracer [t?ase],[23][24] cuja grafia, que embora semelhante a grafiaroleta brasileira blazeringl�s tem pron�ncia diferente e normalmente significa 'tra�ar',[25] ou melhor dizendo, 'aquele que percorre um caminho'.
[1][19] O termo foi originalmente utilizado como o nome do grupo de parkour Original Tracers, que era liderado por David Belle, tamb�m eram parte deste grupo S�bastien Foucan e St�phane Vigroux.[1][2][19][26]
O parkour surgiu de uma necessidade de movimentar-se impetrada por David Belle, seus primos e seus amigos durante aroleta brasileira blazeradolesc�ncia,[18] inicialmenteroleta brasileira blazerF�camp na Normandia e posteriormente, nos sub�rbios de Paris,roleta brasileira blazerLisses e Sarcelles,[1] onde David Belle buscou refor�ar os la�os com seu pai e come�ou a ter os primeiros insights sobre o que viria a ser o parkour, como a import�ncia do fortalecimento f�sico e mental e os elementos que David Belle descreve com um tipo de filosofia.
[1][19] Entretanto, a ideia do movimento tem suas ra�zes que remetem ao final do s�culo XIX com Georges H�bert, criador do M�todo Natural e posteriormente no s�culo XX, com Raymond Belle, ex-soldado, atleta, bombeiro franc�s e uma das grandes inspira��es para o desenvolvimento do parkour.
Georges H�bert, criador do M�todo Natural de Educa��o F�sica
Inicialmente, as maiores influ�ncias para o desenvolvimento do parkour foram Raymond Belle[19] e o M�todo Natural de Educa��o F�sica de Georges H�bert (1875-1957), m�todo este ao qual Raymond Belle foi instru�do na inf�ncia e adolesc�ncia.
[17] Georges H�bert foi um oficial da Marinha e profissional de Educa��o F�sica franc�s[19][27][28] que observou o comportamento e o movimento dos homens das tribos africanas[19][21][27][28] e de diversas outras partes do mundo durante as suas viagens como tenente da marinha francesa.
Georges H�bert tamb�m pregava que um corpo sadio e atl�tico deveria combinar tamb�m coragem e altru�smo.[27]
Georges H�bert desenvolveu seu m�todo com baseroleta brasileira blazer10 grupos de habilidades: marcha, corrida, saltos, movimento quadrupedal, escalada, equil�brio, lan�amentos, levantamentos, defesa pessoal e nata��o.
[21][27] Todos esses movimentos deveriam ser imbu�dos com o desenvolvimento de outros elementos como for�a de vontade, coragem, frieza, resili�ncia, benevol�ncia, honra e honestidade, e tamb�m havia a necessidade de desenvolver a respira��o e a musculatura.
[27] O treinamento pelo M�todo Natural de H�bert se expandiu pelas for�as armadas e posteriormente por escolas, academias e clubes.
[2] Ainda, os estudos de Georges H�bert deram origem a um livro publicadoroleta brasileira blazer1912 intitulado L'education physique virile et morale par la m�thode naturelle ('A Educa��o F�sica, virilidade e moral pelo M�todo Natural',roleta brasileira blazerportugu�s).[27]
Ainda, Georges H�bert, idealizaria uma pista de obst�culos para o treinamento da marinha francesa a qual foi denominada de parcours du combattant (ou 'percurso do combatente', literalmente).
[29] Mais tarde, esse sistema de treinamento e a pista de obst�culos ganhariam o respeito e admira��o por for�as armadas diversas ao redor do mundo, sendo copiado e adaptado por pa�ses como os EUAroleta brasileira blazerdecorr�ncia das grandes guerras mundiais que viriam nos anos seguintes.[29]
Posteriormente, Raymond Belle usaria alguns do elementos do M�todo natural de Georges H�bert para incentivar a busca pelo movimentoroleta brasileira blazerseu filho, David.
Assim, seja pela influ�ncia de Raymond, ou pelaroleta brasileira blazerrela��o com o treinamento de H�bert, futuramente o parkour viria a usar alguns do elementos do M�todo Natural como a marcha, a corrida, os saltos, o movimento quadrupedal, a escalada e o equil�brio, (lan�amentos, levantamentos, defesa pessoal e nata��o n�o s�o considerados como elementos essenciais para a pr�tica do parkour, pois envolvem combate ou movimenta��oroleta brasileira blazermeios que n�o s�o comuns para os praticantes - nadar, por exemplo).
Dessa forma � poss�vel estabelecer uma rela��o, mesmo que pequena entre o M�todo Natural e o parkour, como "primos distantes".
Nesse ponto, cabe ressaltar que o M�todo Natural desenvolvido por H�bert frisava aumentar as resist�ncias org�nicas, real�ar as aptid�es para a execu��o de exerc�cios naturais e utilit�rios (os seus 10 grupos) e, sobretudo, desenvolver a energia, a qualidade de a��o, a virilidade, para ent�o subordinar esse conjunto de qualidades f�sicas bem treinadas a uma moral altru�sta e f�sica.[27]
Raymond Belle (1939-1999)
O pai de David Belle, Raymond Belle (1939-1999) nasceu e cresceu no Vietn�.
[2][17] Seu pai morreu e ele foi separado deroleta brasileira blazerm�e, sendo criado pelos tios do lado materno,[2][17] os quais abusaram de Raymond emroleta brasileira blazerinf�ncia.
[17] Com sete anos de idade foi enviado para um orfanato militar onde colocou-se sob duras prova��es e treinamentos para tornar-se mais forte.[2][17]
Durante as noites, enquanto todos dormiam, Raymond sa�a do orfanato e treinava nas �rvores e corria pela mata, desenvolvendo suas habilidades e fortalecendo seu corpo realizando saltos, flex�es e equil�brios.
[2][17] Isso permitiu que Raymond sobrevivesse ao duro per�odo o qual durouroleta brasileira blazerinf�ncia e in�cio da adolesc�ncia.
Depois da batalha de Dien Bien Phuroleta brasileira blazer1954, Raymond retornou � Fran�a onde permaneceu nas for�as armadas at� os 19 anos de idade,roleta brasileira blazerseguida juntou-se ao corpo de bombeiros de Paris.[2][17]
Emroleta brasileira blazerestadia na Fran�a e a reaproxima��o com seu filho David, Raymond lhe apresentou a palavra 'parcours', a qual seu filho David, relembra: "Ele me contou como, quando era crian�a no orfanato militar, acordava todas as noites para ir treinar, sozinho e maliciosamente, no 'percurso de assalto', mas tamb�mroleta brasileira blazeroutros percursos que ele havia inventado sozinho.
Para mim, essa palavra, "parcours", era muito abstrata e n�o significava nada.
Ele explicou que havia diferentes tipos de percursos - ou parcours - l�, como percurso de resist�ncia, percurso de agilidade, percurso de resili�ncia, e assim por diante.".[17]
Seu filho David, ressalta que existe uma diferen�a crucial entre o que seu pai fazia e o parkour que � praticando por muitos atualmente: "Para muitos, hojeroleta brasileira blazerdia, parkour � algo divertido, mas para meu pai, era vital - uma quest�o de vida ou morte [...], [...
] Para meu pai, parkour era suor, l�grimas e sangue.".[17]
Ainda, Raymond � lembrado pelos seus feitos heroicos no corpo de bombeiros sendo voluntario para miss�es perigosas.
Raymond tinha um senso de coragem, autocontrole e auto-sacrif�cio excelentes.
[17] Foi apelidado pelos companheiros de esquadr�o com o nome Kamikaze.
[17] Ao longo deroleta brasileira blazercarreira, realizou dif�ceis resgates que lhe renderam in�meras honrarias e medalhas[17] e tamb�m se destacou com feitos atl�ticos sendo membro da equipe de treinadores de gin�stica de Bombeiros de Paris, realizando demonstra��es para jovens bombeiros ou grandes p�blicos.
Ele tamb�m foi v�rias vezes campe�o nacional militarroleta brasileira blazersaltoroleta brasileira blazeraltura e saltoroleta brasileira blazerdist�ncia.[17]
Embora Raymond tivesseroleta brasileira blazerseu passado uma vida com diversas conquistas e feitos memor�veis, este viveu seus �ltimos dias amargurado com seus pr�prios dilemas e mem�rias amargas e obscuras, os quais tiveram fim quando cometeu suic�dio (um tiro emroleta brasileira blazercabe�a com uma espingarda calibre 12) na virada de ano entre 1999 e 2000.
[17][30] Antes de morrer, Raymond deixou uma mensagem para seu filho David, onde escreveu: 'La garde meurt mais ne se rend pas' ('O guarda morre, mas nunca se rende',roleta brasileira blazerportugu�s).[17][30]
Em 1973 nasce David Belle, um dos filhos de Raymond e Monique Belle.
[31] Este viria a ser o herdeiro dos ensinamentos de Raymond Belle e de suas t�cnicas de ultrapassar obst�culos.
[18][22] David teve experi�ncias com diversas modalidades como: gin�sticas, atletismo e artes marciais, por�m seu rendimento escolar e seu comprometimento com atividades esportivas n�o era ass�duo.
[17] Durante boa parte deroleta brasileira blazerinf�ncia, David Belle viveu e aprendeu com seu av� materno Gilbert Kitte, sendo este, al�m de Raymond Belle, um dos pilares da educa��o e forma��o de David.[17]
Conforme crescia, David tornava-se mais curioso a respeito da vida do pai e por meios de conversas com este decidiu que necessitava e queria desenvolver suas habilidades para caso tivesse necessidade naroleta brasileira blazervida.
[2] Nessas conversas David aprendeu mais sobre essa forma de treinamento que seu pai chamava de 'le parcours' e sobre as diversas repeti��es que ele havia feito para encontrar o seu pr�prio caminho.
[2][17] Raymond ensinou a David que treinar n�o � uma brincadeira, mas algo altamente vital que permitiria a ele sobreviver e proteger as pessoas com as quais ele se importava.
[2][17][20] David ent�o percebeu que este era o caminho que ele buscava e come�ou a trilh�-lho.
[2] Isso veio a tornar-se mais importante que a escola e David colocou toda aroleta brasileira blazeraten��oroleta brasileira blazerseu treinamento.
Vale lembrar que David Belle tamb�m treinou o M�todo Natural enquanto esteve na marinha francesaroleta brasileira blazerVannes, e nesse ponto ele j� havia percebido a diferen�a entre o 'parcours du combattant' e o m�todo que viria a ser conhecido como parkour.
[17] Ou, nas palavras do pr�prio David Belle: " [...
] meu pai e eu decidimos perceber os obst�culos de uma maneira diferente e mudar esse curso pass�vel de algo positivo, pacifista e �til.
E eu vi a diferen�a com o m�todo de H�bert quando fiz o meu servi�o militar na Marinharoleta brasileira blazerVannes.".[17]
No livro escrito por Sabine Gros La Faige, David Belle ressalta diversos aspectos do que era o parkour enaltecendo o mais importante que seria a mentalidade do praticante e o entendimento dos seus princ�pio acima de tudo.
[17] Para Belle, o que vale � a o que o praticante tem emroleta brasileira blazermente e n�o um amontado de v�deos de exibi��o: "o importante a ser desenvolvido � a auto confian�a, o aprendizado da t�cnica, s� assim ele entender� os princ�pios do parkour"[17] .
Belle ainda ressalta as palavras de seu pai quando se trata de direcionar a disciplina no parkour: "Se dois caminhos se abrirem para voc�, sempre escolha o mais dif�cil, pois voc� sabe que pode trilhar caminho f�cil".[17]
David � considerado fundador e o mais influente propositor do m�todo parkour pelo mundo.
O grupo original [ editar | editar c�digo-fonte ]
Durante o final da d�cada de 1980 e in�cio da d�cada de 1990, David Belle conhece aqueles que viriam a ser seus parceiros de treino.
[2] Entre visitas frequentes � seu pai, que residiaroleta brasileira blazerSarcelles e a vida comroleta brasileira blazerm�e que moravaroleta brasileira blazerLisses, David conheceu amigos que por fim juntaram-seroleta brasileira blazerum �nico grupo com a inten��o de se movimentar, treinar e se fortalecer.
[2] Este grupo era originalmente formado por David Belle,[32][33] Ch�u Belle Dinh,[33][34][35] Williams Belle,[33][36] os irm�os Yahn[33][37] e Frederic Hnautra,[33] David Malgogne,[33] Malik Diouf,[33][38] Guylain N'guba Boyeke,[33] Laurent Piemontesi[33][39] e Charles Perri�re.
[33] Um dos fatores que influenciaram definitivamente esse garotos foram suas fam�lias, onde v�rios deles tinham pais e parentes que serviram as for�as armadas, corpo de bombeiros, foram praticantes de artes marciais e at� atletas.
[30] Uma men��o de destaque cabe a presen�a, na �poca, de Katty Belle, �nica mulher a fazer parte do grupo original, por�m, pouco lembrada ela era mais um integrante que carregava a for�a do nome da fam�lia Belle.
[2] Katty fez parte do surgimento do movimento por meio de seu tio Raymond Belle pois, quando crian�a, o mesmo Raymond buscava a ela e a seus irm�os na escola e os levava para treinar nas matas de Ecouen.[2]
Estes amigos tornaram-se um grupo forte e unido, os quais realizavam desafios f�sicos como corridas de oito quil�metros ou realizar eleva��esroleta brasileira blazerbarras com um colega agarrado �s costas,[30] treinavam sem comer ou beber �gua, sem dormir ou sob baixas temperaturas, ou, nas palavras de Laurent Piemontesi: '[...
] era divertido treinar com "os lobos" '.
[30] N�o era permitido atrasar-se, todos deveriam completar o desafio, n�o era permitido ser negativo ou reclamar, o pulo deveria ser feito, mesmo que descal�o! Entretanto, todos sempre deveriam ter a sabedoria para conhecer seus limites.
Para o grupo um movimento executado apenas uma vez n�o era o suficiente, era necess�rio repeti-lo exaustivamente sem lesionar-se, mantendo a for�a e o f�lego at� o desafio estar completo, caso algu�m errasse, o movimento era repetido do in�cio e quando fosse necess�rio treinariamroleta brasileira blazercasa, antes da escola ou onde fosse, realizariam flex�es, fariam barras, levantariam pesos, agachamentos, qualquer coisa![30] Ou, como fazia Ch�u: '[...
] at� mesmo realizar 5 mil abdominais ao longo do dia ouroleta brasileira blazersequ�ncia'.
Humildade tamb�m era um dos princ�pios fundamentais, ningu�m era superior ao outro, n�o poderia haver mentiras sobre o que faziam e como faziam na pr�tica deroleta brasileira blazermovimenta��o, considerando que, na �poca ainda n�o haviam dado um nome para o que faziam.
Somente adentravam novos membros no grupo se estes fossem "recomendados" e se passassem nos testes de avalia��o e motiva��o.
Era obriga��o de cada membro do grupo encorajar os outros.
[30] Caso algu�m violasse as regras, era punido.
Estas eram as maneiras com as quais o grupo lidava para manter seus valores.
David e Yahn eram considerados os membros mais fortes e eram extremamente respeitados por isso.[30]
Uma das curiosidades sobre o grupo recai na TV e nas influ�ncias advindas dela.
Atores como Jean-Claude Van Damme, Bruce Lee e Jackie Chan e seus filmes influenciaram aspectos da flexibilidade, for�a e movimenta��o respectivamente do grupo todo.
[30] Ainda, os jovens eram f�s ass�duos de Goku, personagem do mundialmente aclamado anime Dragon Ball, onde o her�i desenvolviaroleta brasileira blazerfor�a e t�cnica a cada epis�dio, os garotos viam o desenho como inspira��o para seus pr�prios treinos.[30]
O ano de 1997 marca as maiores mudan�as para David e seus amigos.
[2] Institui��es como o departamento do corpo de Bombeiros de Paris pediram para o grupo realizar uma apresenta��o durante um evento.
[2] Ainda no mesmo ano, o irm�o mais velho de David, Jean Fran�ois Belle conseguiu a chance de uma apresenta��o para o programa Stade 2 e tamb�m um convite para o musical 'Notre Dame de Paris',[2] o qual levou os praticantes a conhecimento do diretor de cinema Luc Besson que ficou fascinado com os movimentos dos rapazes.
[2] O fen�meno que viria a ser conhecido como parkour eclodiu no final dos anos 1990 e in�cio do novo s�culo.
[2] Assim, a m�dia come�ou a apresentar interesse pela modalidade, levando a pr�tica para a grande tela por meio dos filmes B-13 (2004)[19] ou "13� Distrito" e B-13 Ultimato (ambos estrelados por David Belle e Cyril Rafaelli), "Yamakasi - os samurais dos tempos modernos" (2000) e Yamakasi - os filhos do vento (2003), ambos estrelados pelos membros do grupo Yamakasi.[2]
Cabe ressaltar que durante mais de uma d�cada o grupo treinou junto eroleta brasileira blazerdeterminado ponto, por volta do ano de 1997, ideias come�aram a divergir.
[2][17] Nesse momento, David Belle e S�bastien Foucan se afastam do grupo original que tamb�m era composto pelos primos de David: Ch�u e Williams (que residiamroleta brasileira blazerSarcelles), os irm�os Yahn e Frederic Hnautra (moradores de Lisses), e seus amigos David Malgogne, Malik Diouf, Guylain N'guba Boyeke, Laurent Piemontesi, Charles Perri�re,[1][2][17][19] estes decidiriam usar o termo 'Art du d�placement' para aroleta brasileira blazerpr�tica.
Mais tarde David Belle e S�bastien Foucan tamb�m seguiriam caminhos separados por diverg�nciasroleta brasileira blazerseu modo de pensar e treinar,[1][2][17] dessa divis�o surgiriam respetivamente, o parkour e o free running.
Os membros remanescentes dos Yamakasi, fundaram a Parkour Generations, considerada atualmente a maior autoridaderoleta brasileira blazerse tratando de Parkour e Art du d�placement no mundo.
[15] A Parkour Generations tamb�m � respons�vel pela qualifica��o A.D.A.P.T.
(Art du D�placement And Parkour Teaching), reconhecida por traceurs pelo mundo todo e pelo governo brit�nico.[15][19]
S�bastien Foucan continuou a divulga��o deroleta brasileira blazervis�o da pr�tica no Reino Unido e ainda esta atuante no mundo do parkour e do Free running.
[1] Al�m do document�rio Jump London[15][19] ele atuou como vil�o no filme 007-Cassino Royale (2006)[1] e posteriormente no filme "The Tournament" (em portugu�s "Vingan�a entre Assassinos"), como o assassino Anton Bogart.
Tamb�m apareceu no videoclipe da can��o Jump, e acompanhou a cantora Madonna emroleta brasileira blazertourn� de 2006 Confessions Tour.
[1][40] Atualmente ele temroleta brasileira blazerpr�pria academia de Free Running e � o presidente da Parkour UK.[41]
David Belle fez comerciais para diversas empresas como BONT, Nike, Cannon, Nissan, Coca-Cola, BBC e pequenas apari��es na m�dia no in�cio deroleta brasileira blazercarreira, masroleta brasileira blazerfor�a real seria mostrada nos filmes Bairro 13 (B-13) e Bairro 13 - Ultimato (B-13: Ultimatum), bem como uma s�rie de participa��esroleta brasileira blazereventos pela Europa e EUA divulgando o parkour.
[1][2][17] Em 2014, participou de um remake hollywoodiano de B-13, lan�ado com o nome Brick Mansions (Bairro 13, no Brasil) onde contracena com Paul Walker (1973-2013) da franquia Velozes e Furiosos,[1] al�m de tamb�m aparecerroleta brasileira blazeruma entrevista para Tim "Livewire" Shieff no mesmo ano, para apresentar alguns de seus pontos de vista sobre a pr�tica do parkour atual.
[42] Recentemente, David esta divulgando a s�rie Brutal: Taste of Violence.
[43][44][45] Al�m disso, David Belle tamb�m trabalhou com assessoria para produtores de jogos[46][47][48][49] e filmes com cenas de parkour.[50][51]
Pr�tica do parkour - meados da d�cada de 1980 e in�cio do novo s�culo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Durante os anos que transcorreram entre o in�cio das atividades que viriam a originar o art du deplacement, o parkour e o Free running, a pr�ticaroleta brasileira blazersi era regida de maneira bem diferente do que a maioria se utiliza nos dias atuais.[2][52][53][54]
David Belle, fundador do parkour, manteve por muito tempo a ideia de que seu m�todo de treinamento era uma arma camuflada, uma maneira de livrar-se de situa��es perigosas ou ainda para ajudar pessoasroleta brasileira blazernecessidade ou empregar persegui��es.
[20] Sua vis�o era a de que o parkour deveria dar autonomia ao praticante, sendo este capaz de realizar a��es e tomar decis�es por si.
[20] Para Belle, o parkour consistiaroleta brasileira blazertreinar, repetir e alcan�ar seus objetivos al�m de objetivar uma movimenta��o fora dos padr�es ditos "normais" pela sociedade.
[20] Sobre a consist�ncia da repeti��o e da dedica��o ao treino, Stephane Vigroux, um dos disc�pulos de David, descreve que eram costumeiros os desafios quando iniciou seu treinamento com David, al�m da intensidade do treino,[55] sendo a sensibilidade e o fortalecimento f�sico os dois pilares essenciais da pr�tica,[55] este �ltimo demandando sempre aten��o total.
Nesse tempo, David Belle tamb�m ressaltava para seus companheiros de treino e seus aprendizes, a import�ncia do respeito e humildade.[55]
Acerca da pr�tica consciente, David tamb�m ressalta uma frase seu av�: "voc� deve usar e n�o abusar", proferidaroleta brasileira blazerum document�rio denominado 'Eu salto de telhadoroleta brasileira blazertelhado' (2009), nesse ponto a ideia de David Belle � a de que cada praticante deve saber conhecer e respeitar seus limites sem colocar a pr�pria vidaroleta brasileira blazerrisco.
[20] Entre v�rios pontos abordados por David Belle acerca da pr�tica cabe destaque ao ponto sobre ser negligente e sobre aprender a seguir regras, mencionando inclusive o respeito ao treino, ao lapidar do movimento e as consequ�ncias de atitudes desvairadas.[20]
Stephane Vigroux, um dos disc�pulos de David e atual membro da Parkour Generations, descreve que existem duas formas de se treinar parkour, uma delas � voltada para o aspeto da divers�o, como uma brincadeira e a outra, muito mais s�ria e comprometida, � voltada para o treino regrado, para alcan�ar um patamar diferenciado de evolu��o na pr�tica do parkour, Stephane tamb�m menciona que o praticante deve escolher qual o tipo de treino quer realizar e levar consigo,[55] que n�o existe problema algum com a escolha e com qual caminho seguir, mas que o praticante deve terroleta brasileira blazermente que ambos s�o diferentes e tem exig�ncias diferentes.
[55] Dessa forma, fica evidente que a pr�tica do parkour naroleta brasileira blazerprimeira d�cada e anos seguintes era mais voltado pararoleta brasileira blazeress�ncia, visando o fortalecimento do indiv�duo e uma vis�o utilitarista da modalidade,[20][52][53][54] ou, novamente citando Vigroux: "[...
] uma pr�tica baseada no movimento, que ajuda a tornar indiv�duos mais fortes fisicamente e mentalmente, tornando-os seres humanos equilibrados que ent�o ajudar�o � comunidade e outros indiv�duos com essas bases s�lidas".[53]
Pr�tica no novo mil�nio [ editar | editar c�digo-fonte ]
Com o advento da internet e a explos�o digital mundial, o parkour tornou-se um fen�meno mundial, por�m, a maioria das pessoas ainda desconhece o que vem a ser a pr�tica.
[21] Muitos dos novos praticantes adentram a pr�tica instigados por v�deos na rede mundial, entretanto, esses v�deos emroleta brasileira blazermaioria tem pouca ou nenhuma qualidade de informa��o,nas palavras de Charles Moreland: "[...
] eles s�o terr�veis, a maioria deles s�o horr�veis!".
[21] Ainda, � poss�vel lembrar das palavras do fundador da modalidade, David Belleroleta brasileira blazeruma entrevista para o canal FreerunningTV.
com, onde diz o que pensa acerca dos v�deosroleta brasileira blazergeral sobre parkour dispon�veis na rede: "[...
] a maioria s� esta interessada nas apar�ncias, eles querem se exibir [...]"[22] .
Embora existam diferentes discursos e interpreta��es, existe atualmente uma dicotomia entre os grupos que procuram preservar a ess�ncia original do parkour e aqueles com uma mente "mais aberta" que defendem uma nova roupagem para a modalidade, ressaltando a evolu��o da mesma no decorrer dos anos como algo natural, motivo que veio a causar disputas de poder e momentos de tens�o na comunidade mundial.
[2] Malik Diouf, dos Yamakasiroleta brasileira blazeruma entrevista apresentouroleta brasileira blazeropini�o sobre o assunto: "Acredito que existem dois tipos de pessoas, os puristas e os com mente aberta", mostrando que a pr�tica encontra-se atualmente dividida na forma e nas opini�es.
[52][56] � not�rio que os novos praticantes tem o desejo de desenvolverroleta brasileira blazerpr�pria movimenta��o e que os grupos de praticantes vem crescendo exponencialmente, dessa forma v�rias novas interpreta��es acerca da modalidade v�o surgindo e entrandoroleta brasileira blazerconflito com conceitos mais conservadores de praticantes mais velhos, ou mesmo daqueles que seguem a linha purista da pr�tica.
[56] Sobre a transmiss�o de conhecimento do parkour para as futuras gera��es, o praticante Valentin Dubois, do grupo Parkour Lyon ressalta que: "[...
] quando voc� ensina parkour a algu�m...
voc� n�o pode for�a-los a pensar como voc�", assim sendo torna-se algo muito complicado tentar imbuir os valores pessoais dos praticantes mais antigos na nova gera��o, a qual enxerga a modalidade sob um novo espectro.
[56] Essa mudan�a dr�stica tem causado n�o somente discuss�es acirradas, mas tamb�m conflitos de ideias e da forma como se encontra a pr�tica na atualidade, a qual torna-se quase irreconhec�vel por pessoas que se espelham nos v�deos mais antigos, embora muitos outros praticantes estejam produzindo conte�dos de seus pr�prios modos de ver o parkour, mas ao realizar uma an�lise visual, � not�ria a mudan�a, tanto na movimenta��o quanto no pensamento dos praticantes.[56]
Dessa forma, criou-se acerca dos praticantes atuais uma conota��o de irresponsabilidade onde os jovens realizam acrobacias perigosas, com o �nico objetivo de conseguir visualiza��es no Youtube.
[21] Stephane Vigroux destacava j�roleta brasileira blazer2006 que a pratica do parkour estava se tornando muito superficial pelos novos adeptos: 'Esta acontecendo tudo muito r�pido, Muito f�cil.Muito show.'[55] .
Nesta mesma linha de pensamento, questiona-se veementemente a validade da necessidade que os praticante da nova era buscam ao gravar novos v�deos que crescem exponencialmente nas m�dias digitais, onde o desejo de partilha de conhecimento tem sido usurpado pela busca fren�tica de produ��o de material cada vez mais radical, na ca�a incessante por visualiza��es e likes.
[56] Embora existam diversas cr�ticas sobre como a modalidade evoluiu (ou involuiu), cabe dizer que notadamente que o parkour foi modificado e adaptado ao longo dos anosroleta brasileira blazerdiversos aspectos, entre estes podem ser citados: a ades�o das acrobacias por muitos praticantes,[2] o uso como ferramenta pedag�gica de ensino por profissionais de Educa��o F�sica no cen�rio escolar,[57][58][59][60][61][62][63][64] a miscigena��o confusa com outras culturas corporais como a dan�a,[65][66] al�m da aplicabilidade do jogo e o car�ter l�dico da pr�tica.
[67][68] Somado a isso, novos horizontes se abriram para diferentes faixas et�rias adentrarem na modalidade, desconstruindo o olhar que a sociedaderoleta brasileira blazergeral tem acerca da pr�tica, dessa forma, foram inseridos, crian�as, adultos e at� idosos praticantes de Parkour.[69][70][71]
Entretanto, um cuidado deve ser observado ao adentrar a pr�tica e ao dissemin�-la tamb�m, sendo um consenso entre boa parte dos praticantes que: "parkour n�o � tudo e nem tudo � parkour!"[56] .
O parkour � uma ferramenta que pode ser inseridaroleta brasileira blazeroutros contextos, mas da� a dizer que ele � o novo contexto, torna-se algo totalmente diferente, embora existam defesas pouco fundamentadas e interpreta��es pessoais pouco usuaisroleta brasileira blazerque o parkour pode ser uma nova forma de ver uma outra pr�tica cujas caracter�sticas s�o totalmente diferentes da pr�tica original.
Cabe ressaltar que as pesquisasroleta brasileira blazern�vel acad�mico ainda est�o florescendo com os assuntosroleta brasileira blazerquest�o e que novos pontos de vista est�o sendo constru�dos acerca da pr�tica que tem se mostrado extremamente mut�vel devido a diversas interpreta��es a cada ano que passa.
Ademais, muitos discursos do que � ou do que n�o � parkour permeiam blogs, sites, f�runs de discuss�o, postagens do facebook e acrescentando-se ainda a grande confus�o com a pr�tica da Free running, a qual muitos consideram ou n�o "como sendo a mesma coisa que o parkour", e poucas pessoas se at�m a ouvir os fundadores de ambas as modalidades, ler e conhecer mais sobre ambas, bem como os indiv�duos mais pr�ximos das pr�ticas originais desderoleta brasileira blazercria��o.
[72] Somado a isso, as diferentes veicula��es apresentadas pelas m�dias e por alguns praticantes enaltecem ainda mais essas diferen�as.
[72] Um dos exemplos, s�o as falas de Stephane Vigroux sobre o Free running: "A defini��o original dessa palavra se perdeu e tamb�m foi devorada pelo grande parasita e agora representa algo completamente diferente de seu ponto de vista inicial"[53] e tamb�m sobre o parkour atual: "A palavra "parkour" tem sido usada excessivamente e erroneamente.
Ela perdeu for�a e significado".
[53] Essa falas s�o corroboradas por Chris "Blane" Rowat, um dos membros mais respeit�veis da Parkour Generationsroleta brasileira blazerum texto para seu pr�prio blog, escritoroleta brasileira blazer2012, onde o pr�prio Blane ressalta o crescimento desenfreado de praticantes, grandes pulos com p�ssimas aterrissagens, o surgimento de competi��es, um pequeno grupo se mantendo sobre seus antigos valores morais e um mudan�a sem precedentes creditada ao parkour.
[54] Acerca deste assuntoroleta brasileira blazerparticular, Dan Edwardes, co-fundador da Parkour Generations e Ch�u Belle-Dinh deixam claro que n�o se deve focarroleta brasileira blazernomeclaturas e sim no movimento que se pode realizar,[72] infelizmente at� mesmo essas falas acabaram por serem deturpadas com o passar do tempo.
Existe ainda, o discurso de que o grande desafio do parkour, � o fato dele ser algo novo e por si, ser algo desafiador pois tira o indiv�duo daroleta brasileira blazerzona de conforto e o leva a pensar e a mover-se de maneira n�o usual, diferenciada, a tentar algo diferente.
[21] Atualmente, a locomo��o humana tornou-se algo extraordin�rio pelo simples fato de quase n�o haver mais movimento comoroleta brasileira blazeroutrora, com o advento da tecnologia o ser humano tornou-se mais ocioso e passou a estar mais tempo sem realizar movimentos que antes lhe eram naturais e dessa forma, quando algu�m se equilibra sobre um corrim�o ou sobe um muro alto, isso torna-se algo impressionante.[21]
Para alguns instrutores e praticantes da atualidade, n�o existe no parkour atual, algo que determine ou pressione o indiv�duo praticante a realizar movimentos dif�ceis ou complicados, a ideia � tentar manter o zelo para com o corpo, como forma de preserva��o.
[21] Por�m, cabe ressaltar que mesmo sem uma press�o expl�cita, existe uma rela��o n�o formalizada do aspecto competitivo dentro de grupos de praticantes, como uma forma de competi��o latente, que leva seus integrantes a evoluir, se desafiar e se desenvolver individualmente eroleta brasileira blazergrupo.
[73] Entretanto, uma das falas de Sebasti�n Foucan sobre o uso indiscriminado do corpo para a pr�tica recai justamente na consequ�ncia da les�o: "Seu ambiente � seu equipamento, a menos que voc� o utilize adequadamente, voc� ir� machucar a ele e a voc� mesmo [...]".
[74] As falas de Foucan podem ser incrementadas com o pensamento de que o maior sucesso est� sempre relacionado ao maior risco quando os praticantes tentam provar o poder de suas capacidades tanto para si quanto para outros (GUZZO apud PIROLLO, 2015, p.51).
[75] Dessa forma, � poss�vel verificar duas situa��es as quais os praticantes de parkourroleta brasileira blazerprocesso de inicia��o acabam por submeter-se que s�o: a realiza��o de v�deos e a necessidade de se auto afirmar perante outros praticantesroleta brasileira blazertreinosroleta brasileira blazergrupos.[75]
E ainda que a m�dia,roleta brasileira blazergeral tendenciosa e sensacionalista, tende a vincular a modalidade como um esporte radical, emboraroleta brasileira blazerpr�tica esteja longe de ter qualquer rela��o com tal denomina��o[21] Talvez, o grande problema seja justamente a grande quantidade de discursos espalhados e disseminados, tantos por praticantes quanto por n�o praticantes os quais, ao inv�s de trazerem os ensinamentos da pr�tica � luz, fazem justamente o contr�rio, confundem cada vez mais os novos praticantes e os deixam �s escuras com informa��es e di�logos cada vez mais confusos.[18]
Sem limita��es de espa�os para ser praticado, o parkour � acess�vel a todos,[21][76] possibilitando o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da for�a, resist�ncia, coordena��o motora e equil�brio, ao mesmo tempo que desenvolve a concentra��o, for�a de vontade, determina��o e coragem - qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando crian�as, jovens e adultos �vidos por novas experi�ncias.
� essencial lembrar que parkour demanda treino e dedica��o, bem como uma adequada orienta��o por parte de praticantes experientes, sendo assim � imperativo que, ao adentrar a pr�tica, o iniciante busque instru��o por meios de praticantes ou grupos ou at� mesmo academias.
V�deos da internet ou tutoriais, s�o, de longe o �ltimo recurso para conhecer a modalidade.
� necess�rio ser criterioso quando se busca informa��o sobre o parkour.
O que podemos perceber no decorrer dos anos, � que desde a cria��o e o desenvolvimento dessa disciplina no final dos anos 80 at� os dias de hoje, que s�oroleta brasileira blazertorno de 30 anos, ainda se mant�m a ess�ncia e o objetivo real do parkourroleta brasileira blazerencurtar caminhos, facilitando seus trajetos e sempre superando seus medos e limites e paralelamente estar sempre associando a situa��es da vida, do cotidiano.
Gra�as � imensa dedica��o e anos de estudo de seu criador, David Belle, o parkour pode ter influ�ncias consider�veis do m�todo natural, de treinamento de guerra e de salvamento dos bombeiros, o que fez com que essa nova disciplina possu�sse uma gama de conhecimentos corporais, mentais e filos�ficos.(C�rtes, 2007)[77]
Outro ponto importante e um dos focos do estudo foi perceber como essa disciplina, hoje tratada como um esporte, devidoroleta brasileira blazerorganiza��o, disciplina de treinos e dedica��o, chegou a se espalhar no Brasil.
Atrav�s do meio de comunica��o, como jornais, revistas, TV, internet e outros o parkour chegou como uma novidade e rapidamente virou febre entre os jovens do Pa�s inteiro, devidoroleta brasileira blazerdiversidade de movimentos e por utilizar o corpo como �nico instrumento.(C�rtes, 2007).[77]
A pergunta que se faz como objetivo do artigo � como e porque esses jovens escolhem o parkour como a principal atividade corporal.
Observamos que devido a diversos fatores tanto sociais quanto psicol�gicos, os jovens encontram no parkour as respostas que precisam e que jamais os adultos entenderiam como a liberdade de expressar o corpo e as palavras, superar alguns desafios pessoais, como o medo, vis�o do espa�o ao seu redor, relacionamento com outras pessoas de culturas diferentes, buscando assim um amadurecimento n�o s� pessoal, mas geral com rela��o a todos que convivem aroleta brasileira blazervolta.(C�rtes, 2007).[77]
Conclu�mos que o parkour � uma disciplina corporal completa na vis�o de quem pratica, pois trabalha o corpo de uma forma geral como sa�de e condicionamento f�sico e prepara a mente para novos desafios e obst�culos n�o s� concretos, mas da vida tamb�m, pois permite que os jovens se sintam mais � vontade para expressar suas sensa��es de liberdade, felicidade ou at� mesmo de alguma frustra��o ou ang�stia, canalizando diretamente essas sensa��es na forma de movimentos durante a pr�tica do parkour.(C�rtes, 2007).[77]
O parkour oferece grande liberdade de movimento e custo m�nimo para ser praticado, sendo recomendados (embora n�o obrigat�rias) roupas e cal�ados que sejam confort�veis[21] para os praticantes como:Cal�a de moletom;Bermuda;Camiseta leve;
T�nis que seja confort�vel e de sola preferencialmente emborrachada para ser mais aderente (entretanto, alguns praticantes treinam descal�os).[ 21 ]
N�o s�o utilizados protetores de cotovelo, protetores de joelho, capacete ou luvas para a pr�tica.
O objetivo � conhecer e fortalecer o pr�prio corpo, pois este j� oferece todas as possibilidades de salva-guarda necess�rias para a pr�tica da modalidade.
Prop�e-se inclusive que deve haver treinos sem cal�ados e com os p�sroleta brasileira blazercontato direto com as superf�cies onde se pretende treinar para melhorar a sensibilidade com a qual os movimentos s�o realizados.
O parkour demanda uma pr�tica de treinamento tanto f�sico quanto mental.
Dessa forma � necess�rio observar os elementos dos exerc�cios de tonifica��o e fortalecimento muscular, como: agachamentos, abdominais, flex�es, puxadasroleta brasileira blazerbarras e outros.
Muitos praticantes agregam �roleta brasileira blazerpratica, elementos da calistenia e da muscula��o, visando o fortalecimento.
A repeti��o constante dos movimentos b�sicos traz polimento � t�cnica e molda o praticante, preparando-o para novos desafios e movimenta��es mais complexas.
Tamb�m � recomendado que o praticante tenha comprometimento com a sequ�ncia de treinos, bem como assiduidade, ou seja, que este estruture e treine constantemente suas t�cnicas, bem como tenharoleta brasileira blazermente que o fortalecimento � parte fundamental para a melhora das condi��es f�sicas, al�m de preparar o praticante para desafios mais complexos.
Acidentes e mortes [ editar | editar c�digo-fonte ]
O parkour requer n�o somente absoluta concentra��o e consci�ncia sobre seu corpo e o ambiente onde voc� ir� se movimentar, mas tamb�m � necess�rio preparo f�sico e mental.
[19][20] Seroleta brasileira blazersitua��o de treinos outdoor � necess�rio sempre uma avalia��o de dist�ncia, deroleta brasileira blazercapacidade e risco ao qual voc� estr� incorrendo.
O conjunto mental � combinado ao controle e poder do corpo e da mente.
[19] Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte deroleta brasileira blazerpr�tica: "� rid�culo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas".
Mesmo assim, o parkour � uma arte que requer disciplina, treinandoroleta brasileira blazermente com bom-senso,[20] e respeitando seus limites.
[19] Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou at� evitados.[19]
Recentemente tem crescido o n�mero de acidentes relacionados � pr�tica, devido a fatores como superexposi��o pelas m�dias sociais e um n�mero crescente de autoproclamados praticantes que frequentemente deixam de lado os aspectos morais da pr�tica.
[2][18] Devido a se subestimarem os riscos da pr�tica e � excita��o dos jovensroleta brasileira blazerfazer algo incr�vel que viram dos amigos, colegas ou v�deos na TV ou internet.
[18] Infelizmente, as palavras de David Belle acerca de que "o excesso mata...
"[20] e a remiss�o do mesmo David mencionando o ensinamento de seu av�: "Voc� precisar usar, e n�o abusar!"[20] se tornaram reais.Alguns exemplos:
Invas�es, depreda��o e os problemas do roof culture [ editar | editar c�digo-fonte ]
Outro problema que tem se tornado recorrente s�o as invas�es de propriedades privadas ou estruturas de pr�dios abandonados, geralmente �reas que oferecem periculosidade aos praticantes para simplesmente gravar v�deos visando divulga��o posterior na internetroleta brasileira blazerbusca de reconhecimento ouroleta brasileira blazernome do roof culture.
Isso vai na contram�o dos valores relacionadas ao respeito a si e a outr�m, t�o prezados pelos fundadores,[20] bem como o respeito a propriedade alheia.
Estas a��es danosas � pr�tica est�o come�ando a se tornar muito comuns e est�o ganhando as manchetes dos tabl�ides[133]:
Vidal (2017) ressalta que, ao postar um v�deo na internet o pretenso praticante torna-se refer�ncia para muitos pretensos adeptos, os quais ir�o pensar que invas�es s�o algo correto ou permitido.
[165] Ainda, "Essas crian�as n�o tem o mesmo preparo que voc�, e na cabe�a delas, o que elas est�o fazendo � parkour.
Assim como nos influenciamosroleta brasileira blazergrande parte pelos v�deos que vimos na internet, seus v�deos tamb�m podem servir como refer�ncia pra outros."
Em adendo, cabe esclarecer que os difusores do roof culture, foram os membros de uma equipe de parkour chamada Storror, que divulgou um v�deoroleta brasileira blazer2014 e enalteceu justamente o fato de que os locais por onde foram realizadas as filmagens foram feitas SEM autoriza��o e por interm�dio de invas�es, ainda, os mesmos membros se apropriaram do termo 'cultura' pararoleta brasileira blazerpr�tica, o que acaba por causar grande confus�o entre leigos e praticantes pois estes assimilam a pr�tica como tal.
[166] As falas utilizadas para a divulga��o do v�deo, embora cheias de um desejo de mostrar algo inovador e diferenciado: "Este projeto segue um grupo de jovens renegadosroleta brasileira blazeruma aventura contra a multid�o e com o desejo de lan�ar luz sobre uma perspectiva e abordagem diferente para a vida",[166] escondem uma verdade sombria, a de que eles est�o incentivando uma pr�tica perigosa e criminosa.
Al�m disso, muitos se utilizam da desculpa de que os fundadores tamb�m realizavam algo semelhante ao roof culture, mas estes mesmos defensores desta pr�tica n�o consideram o contexto hist�rico e a realidade na qual ocorriam as night missions (miss�es noturnas,roleta brasileira blazerportugu�s) da �poca.
O ambiente dos arredores dos sub�rbios nos anos de 1980 era mais hostil, sem op��es de lazer ou espa�os para pr�ticas esportivas, entre os membros originais dos Yamakasi havia uma busca pelo fortalecimento e por desafios, como ressalta Vidal (2017): "Era uma outra realidade, um outro contexto."[165]
Outro fator extremamente desconsiderado pelos autoproclamados adeptos do roof culture � a rela��o do n�vel de experi�ncia, bem como a consci�ncia da da responsabilidade: "[...
] � completamente diferente um praticante experiente, com anos de treino, vez ou outra, se desafiarroleta brasileira blazersil�ncio, por conta pr�pria, ciente de todas as responsabilidades dos seus atos e pronto para assumi-las com honra e humildade caso algo d� errado, de um moleque sem experi�ncia que quer subir no alto de um pr�dio para tirar fotos e fazer alguns v�deos no alto de um pr�dio s� pra "ser radical".
S�o situa��es completamente diferentes entre si...
e independente da situa��o � imprescind�vel sempre lembrar que: INVAS�O � CRIME!!! (Artigo 150 do Decreto Lei n� 2.
848 de 07 de Dezembro de 1940[167]) e fere o Artigo 5� da constitui��o federal, que diz respeito ao direito sobre propriedade" (VIDAL, 2017).[165]
Essa palavras podem ser endossadas por quem entende do assunto, Paula Duran (ADVOGADAS - Advocacia de resultado) deixa claro que voc� n�o pode praticar parkour de qualquer jeito: "Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou t�cita de quem de direito,roleta brasileira blazercasa alheia ouroleta brasileira blazersuas depend�ncias" � um crime, previsto no art.
150 do C�digo Penal.
E a pena � agravada - se o crime � cometido durante a noite, ouroleta brasileira blazerlugar ermo, ou com o emprego de viol�ncia ou de arma, ou por duas ou mais pessoas.
Assim, fica f�cil entender que se juntar com amigos para praticar parkour naquela constru��o do condom�nio durante a noite � crime, certo? A express�o "casa" compreende qualquer compartimento habitado; aposento ocupado de habita��o coletiva; e compartimento n�o aberto ao p�blico, onde algu�m exerce profiss�o ou atividade.
Portanto, escolas, parques particulares, locais de trabalho, padarias, mercados, shoppings, etc.
se enquadram como local privado.
� preciso que se compreenda que a a��o n�o se limitar � pr�tica de "adentrar", como se fosse necess�rio uma cerca, um muro ou quatro paredes para configurar a "casa".
Um telhado, um jardim aberto ou uma �rea de lazer tamb�m se configura como local eminentemente privado! Havendo ci�ncia e aprova��o do dono do local, o crime fica descaracterizado e voc� estar� liberado para o Parkour!"[168]
� necess�rio ressaltar que qualquer pr�tica corporal e de exerc�cios f�sicos est�o sujeitas a acidentes e a ideia central do parkour � a de fortalecer o corpo e a mente, fazendo-os durar a longo prazo, isso significa ter uma vida de treino longeva e sem les�es.
Muitas organiza��es ao redor do globo tem realizado esfor�os de conscientiza��o da pr�tica visando a conserva��o f�sica do praticante e tamb�m dos locais onde s�o realizadas as pr�ticas.
Um exemplo � a 'Leave No Trace' ('N�o Deixe Marcas',roleta brasileira blazerportugu�s), iniciativa da Parkour Visions que preza pela conserva��o dos ambientes onde os traceurs realizam seus treinos, deixando-os como estavam inicialmente, ou,roleta brasileira blazercaso de danificar algo, arcar com os custos deroleta brasileira blazerrecupera��o ou manuten��o.[169][170][171]
Devido ao seu crescimento desenfreado,[172] o Parkour tornou-se objeto de desejo da m�dia, de grandes empresas, de neg�cios e com o tempo tornou-se objeto de espetaculariza��o.
[173][174] Dessa forma foi inevit�vel que surgissem concep��es sobre formatos de competi��es para a pr�tica com diferentes objetivos e formas de propaga��o.
O aspecto competitivo do parkour embora imbu�do essencialmenteroleta brasileira blazerseu �mago, ou seja, no pensamento de que o �nico a ser desafiado, o �nico contra quem deve-se competir � o pr�prio praticante,roleta brasileira blazerum embate pessoal contra suas limita��es e medos[172][175] tomou rumos diferentes com a propaga��o do m�todo mundo afora.
[173] Novas ideias e concep��es flu�ram pela mente de praticantes mais jovens, �vidos por um novo desafio ou pela busca do reconhecimento fornecido pelas m�dias e empresas que observaram possibilidade de obten��o de lucro com tal modalidade,[173] por�m a somat�ria de tal pensamento causou tumulto no mundo do Parkour, dividindo opini�es.[174]
Do lado dos praticantes que s�o contra a competi��o ou propagam a ideia de um parkour como pr�tica n�o-competitiva incluem-se nomes de peso acerca da pr�tica como: Sebasti�n Foucan,[74] Erwan Le Corre,[176] Naim, ParkourUK,[175] F�d�ration Internationale des Arts du D�placement (FIADD), Parkour Generations,[172][177] entre outros, os quais defendem um parkour voltado para o indiv�duo, para a busca deroleta brasileira blazerpr�pria ess�ncia e autoconhecimento.
Do lado dos defensores a favor das competi��es ecoam vozes da World Freerunning Parkour Federation (WFPF),[181] e personalidades de renome constru�dos recentemente pelos campeonatos e v�deos da internet como Tim "Livewire" Shieff, Ryan Doyle e Oleg Vorslav, os quais vislumbram as competi��es com algo positivo, seja na divulga��o de amplo espectro, seja no uso do dinheiro arrecadado, segundo eles, para uso e constru��o de locais apropriados para a pr�tica, embora na realidade, os pr�prios divulgadores tenham como objetivo-mor a propaga��o de campeonatos e auto-promo��o mundo afora.[179]
A WFPF, bem como a IPF ( International Parkour Federation ) defende abertamente a propaga��o de competi��es pelo mundo como o MTV's ULTIMATE PARKOUR CHALLENGE - JUMP CITY (2009), Urban Runners Challenge e Parkour Pro-Am (2016), ressaltando inclusive o valor de um dos pr�mios conseguidos ($3000) por um dos seus atletas, Erik Mukhametshin.[ 181 ]
) defende abertamente a propaga��o de competi��es pelo mundo como o (2009), e (2016), ressaltando inclusive o valor de um dos pr�mios conseguidos ($3000) por um dos seus atletas, Erik Mukhametshin.
O designer gr�fico e praticante, Adrian Ilk�w do grupo Parkour da cidade de Mayo, descreve que Parkour n�o deve ser descrito como um esporte e que n�o � uma disciplina competitiva.
[ 182 ] Entretanto, o mesmo Adrian diz que existem competi��es como Red Bull Art of Motion, mas que n�o s�o competi��es entre os freerunners , mas sim entre o estilo destes no ambiente onde � realizado o evento.[ 182 ]
Entretanto, o mesmo Adrian diz que existem competi��es como Red Bull Art of Motion, mas que n�o s�o competi��es entre os , mas sim entre o estilo destes no ambiente onde � realizado o evento.
O grupo Urban Free Flow fez uma parceria com a Movement Unleashedroleta brasileira blazer2015 com a justificativa de promover um melhor aprendizado e novas experi�ncias de treinamento.
O grupo tentou modificar terminologias, realizar filmagens, fazer julgamentos de qualidade e at� uma competi��o, onde os vencedores ganhariam uma viagem para treinar com os especialistas das Urban Free Flow, os quais foram relacionados como sendo alguns dos "melhores na disciplina", sob a ideia de que o movimento seria sobre diversidade e inclusividade e apoio � comunidade de Parkour/ Free running / Art du Deplacement [ 183 ] .
Entretanto, a competi��o n�o recebeu o n�mero m�nimo esperado de participantes e foi cancelada.
O mesmo grupo ainda foi respons�vel pelo evento Barclaycard World Freerun Championshipsroleta brasileira blazer2009, com divulga��o pela BBC e patroc�nio de empresas como a Sony, Adidas e Eletronic Arts.
[ 184 ] O evento foi realizado sob o pretexto de uma competi��o saud�vel entre competidores globais, para entreter e disseminar o interesse pela disciplana no show.[ 184 ]
fez uma parceria com aroleta brasileira blazer2015 com a justificativa de promover um melhor aprendizado e novas experi�ncias de treinamento.
O grupo tentou modificar terminologias, realizar filmagens, fazer julgamentos de qualidade e at� uma competi��o, onde os vencedores ganhariam uma viagem para treinar com os especialistas das os quais foram relacionados como sendo alguns dos "melhores na disciplina", sob a ideia de que o movimento seria sobre diversidade e inclusividade e apoio � comunidade de Parkour/ / Entretanto, a competi��o n�o recebeu o n�mero m�nimo esperado de participantes e foi cancelada.
O mesmo grupo ainda foi respons�vel pelo evento Barclaycard World Freerun Championshipsroleta brasileira blazer2009, com divulga��o pela BBC e patroc�nio de empresas como a Sony, Adidas e Eletronic Arts.
O evento foi realizado sob o pretexto de uma competi��o saud�vel entre competidores globais, para entreter e disseminar o interesse pela disciplana no show.
Tom Coppola, outrora defensor de uma pr�tica n�o-competitiva para o Parkour mudou radicalmente seu modo de pensar e agir com rela��o �s competi��es por conta de uma experiencia pessoal promovida pela Parkour Visions com percursos do American Ninja Warrior sob a justificativa de que competi��es seriam agrad�veis para os participantes e interessantes para os expectadores e que deveriam crescer fora da comunidade.
[ 185 ] Tom ainda descreve a competi��o como algo que pode trazer qualidade de vida, bem como enaltecer o aspecto do desafio pessoal e que a falta de competi��es � motivo de reten��o para que mais praticantes adentrem a pr�tica por lazer.
[ 185 ] Atualmente, Tom � defensor do Parkourroleta brasileira blazerformato competitivo sendo um dos organizadores do North American Parkour Championships e ressalta que as competi��es ir�o trazer mais adeptos para a pr�tica.[ 185 ]
Entre tantos discursos torna-se deveras complicado para algu�m que esta chegando e conhecendo o Parkour hoje, opinar.
De um lado um grande levante de praticantes que procuram buscar a manter os preceitos originais da pr�tica, a dissemina��o consciente, o treinamento organizado, a constru��o de um esp�rito forte, viril, honesto.
Do outro lado, um grupo cada vez maior de indiv�duos cujos discursos se baseiamroleta brasileira blazerdiversos aspectos, algumas vezes fundamentados como apontam os pesquisadores Chagas, Rojo e Girardi (2015, p.30): "[...
] na concep��o de que pol�ticas p�blicas s�o destinadas para a dissemina��o de esportes, e isto se evidencia quando o interesse do mesmo � para esportes de rendimento, havendo assim um grande interesseroleta brasileira blazeresportivizar o Parkour, pensando que desta forma teriam mais espa�os f�sicos para a pr�tica al�m de investimento financeiro para a dissemina��o da mesma enquanto reconhecida como esporte."[186]
Nos �ltimos anos tem sido uma tend�ncia a n�vel nacional, ainda queroleta brasileira blazerdesenvolvimento, de esportiviza��o da pr�tica, e dessa forma j� foram realizadas quatro competi��es, todas na cidade de S�o Paulo (Art of Motion, 2011; Desafio Urbano, 2014/15, 2015/16 e 2016/17).
[186] Entretanto, grande parte dos praticantes n�o consente com esta tend�ncia realizando protestos como o Disaster of Motion[187] e manifestos tantoroleta brasileira blazerredes sociais quanto pessoalmente contra estas competi��es.
[186] Essa negativa ocorre pela desaprova��o na cria��o de elites as quais vem a causar uma distin��o entre os participantes (Marque apud Chagas, Rojo e Girardi, 2015, p.24).[186]
Embora os defensores do aspecto competitivo preguem que n�o existe um sistema divisor entre os praticantes, que todos s�o iguais e que n�o existem elites, dentro das competi��es, exercer press�o ou ser pressionado � uma afirma��o e uma imposi��o.
[188] Claramente, nas competi��es de Parkour o objetivo � se afirmar e impor como superior ao outro.[188]
Em �ltima inst�ncia, est�o aqueles cujo pensamento se coloca a frente de tais discuss�es, ponderando sobre suas decis�es, suas falas e seu posicionamento com rela��o � quest�o das competi��es, um dos exemplos � Alberto Brand�o, um dos traceurs mais antigos e conhecidos do Brasil, que ressalta que praticantes de Parkour s�oroleta brasileira blazeress�ncia, competitivos e que, embora essa competi��o seja algo intr�nseco � necess�rio estar aberto a novas ideias e questionamentos quando se trata do assunto.
[189] Ainda, o mesmo Alberto Brand�o relembra a import�ncia de se pensar sobre a pr�tica de maneira introspectiva: "Quando a gente s� valoriza aqueles que s�o tecnicamente melhores estamos esquecendo o Parkour que estamos tentando alcan�ar.
N�o sei para voc�, mas para mim, Parkour � sobre seres humanos melhores, tudo aquilo que torn�-lo fora disso, merece ser descartado."[189]
Eduardo Rocha, conhecido traceur, ex-presidente da Associa��o Brasileira de Parkour e co-respons�vel por v�rios dos eventos de Parkour mais not�rios na regi�o do nordeste do Brasil apresentou uma s�rie de pondera��es que todo traceur deveria (ou, pelo menos, poderia) ter acerca dos aspectos competitivos para o Parkour.
[190] Eduardo ressalta a import�ncia de observar os dois lados do aspecto competitivo, a import�ncia do cuidado com pr� julgamentos, os problemas com a idolatria nos participantes, inspira��es, acidentes, responsabilidade, liberdade e o abra�o do futuro inevit�vel das competi��es no Parkour.
[190] Outro aspecto relevante ressaltado por Eduardo � a influ�ncia que as competi��es ir�o causar na vida, treino e pensamento de cada traceur espalhado pelo mundo, enaltecendo que cada pensamento e forma de treinar � �nica, bem como a decis�o de tomar partido favor�vel ou contr�rio com rela��o as competi��es.[190]
Sobre posicionamentos acerca das quest�es relacionadas � competi��o, David Belleroleta brasileira blazer2014 discorre que as competi��es s�o um elemento do processo de evolu��o do Parkour e que cabe a cada praticante a decis�o de ser ou n�o favor�vel a elas, por�m � necess�rio que cada um saiba o caminho que esta escolhendo, pois este caminho deve ser movido por vontade, felicidade, e bem estar.
[191] O pr�prio David diz que prefere n�o competir mas que n�o ir� dizer o que fazer e como fazer a outras pessoas e tampouco ir� se posicionar a favor do banimento de competi��es pois para ele, o que importa � o respeito.[191]
Pr�tica consciente no Brasil [ editar | editar c�digo-fonte ]
Em contrapartida �s dificuldades e problemas, existem diversos praticantes envolvidos com a dissemina��o consciente da pr�tica do Parkour no cen�rio nacional, podendo ser a partir de iniciativas pessoais, de grupos, de organiza��es e de projetos esportivos e sociais, trazendo a modalidade de forma l�dica, divertida e enaltecendo como uma forma de melhora na qualidade de vida e sa�de do praticante.
Iniciativas e grupos [ editar | editar c�digo-fonte ]
Na cultura popular & Entretenimento [ editar | editar c�digo-fonte ]
O Parkour ganhou o mundo por meio das m�dias, inicialmente pela TV, depois ganhou for�a pelo cinema e explodiu como fen�meno pela internet.
Existem produ��es de todos os tipos e a cada ano diferentes canais de comunica��o auxiliam na divulga��o da modalidade.
Nas s�ries de v�deo jogos 'Assassin's Creed', 'Batman: Arkham Asylum', 'Batman: Arkham City', 'Mirror's Edge', 'Mirror's Edge 2', 'Prince of Persia', Brink, Tron: Evolution, Crackdown, Crackdown 2, Dying Light, inFamous 1 e 2, os personagens jog�veis, fazem uso do Parkour, andando por cima dos telhados das cidades, saltando muros, etc.
Sobre movimenta��o e obst�culos [ editar | editar c�digo-fonte ]
A movimenta��o do Parkour � permeada de vari�veis, entretanto, muitos praticantes iniciantes preocupam-se demasiadamente com nomeclaturas e pouco com os aspectos mais relevantes do movimentoroleta brasileira blazersi e do ambiente onde pretende-se realizar a movimenta��o.
Assim, � poss�vel observar diversos aspectos e curiosidades acerca da movimenta��o, bem como do ambiente onde esta ser� realizada.[75]
� necess�rio observar ainda que, quando s�o abordadas as t�cnicas do Parkour, o aprendiz n�o pode simplesmente apenas reproduzir o que acabou de aprender, � necess�rio que o movimento aprendido lhe traga subs�dios para melhorar aroleta brasileira blazerpr�pria movimenta��o.
[75] David Belle (2009, p.
59) ressalta esse aspecto do aprendizado e desenvolvimento do movimento �nico de cada pessoa: 'Quando um jovem me pergunta: "Voc� pode me mostrar como fazer isso?" Eu simplesmente respondo: "N�o, eu vou te mostrar como fa�o, ent�o voc� ter� que aprender comroleta brasileira blazerpr�pria t�cnica,roleta brasileira blazerpr�pria maneira de se mover, seu estilo, suas habilidades e suas limita��es.
Voc� vai aprender a ser voc� mesmo, n�o outra pessoa."[17]
Entretanto, mais do que decorar uma lista infind�vel de movimentos ou nomes, s�o necess�rias observa��es e pondera��es sobre outros elementos mais importantes ligados � movimenta��o como:
As vari�veis dos obst�culos s�o de grande valor e import�ncia pois oferecem questionamentos aos praticantes durante o percurso.
[75] Ainda segundo Angel (2011, p.109) o "[...
] ambiente � seu amigo, seu rival e seu parceiro [...
]", mostrando que o cen�rio onde o praticante se coloca � ricoroleta brasileira blazerpossibilidades de movimenta��o, oferecendo diversas maneiras de interagir com o ambiente.[2]
Observar a �rea de contato
Observar e testar a resist�ncia do material
Verificar a inclina��o da superf�cie Horizontal Vertical Inclinado
Verificar a ader�ncia do local
Verificar o nivelamento entre obst�culos Cima-baixo Baixo-cima Mesmo n�vel
Verificar a altura Linha do quadril Acima da cabe�a Acima da envergadura vertical
Verificar o comprimento
Verificar o condi��es do clima
Verificar a Dist�ncia entre obst�culos
Deslocamentoroleta brasileira blazeruma trajet�ria (ou, o que observar e estar atento) Obst�culos Criatividade
Sequ�ncia de transposi��o de obst�culos (COM contato) [ 75 ] : Rota��es Equil�brio Saltos Rolamentos Nados Escaladas Corridas
Sequ�ncia de transposi��o de obst�culos (SEM contato) [ 75 ] :
Giros; Saltos: Impuls�o: Com um p� Com dois p�s Com uma m�o Com duas m�os Com m�os � p�s Vo�: Posi��o dos segmentos Tronco, quadril e joelho Estendido ou Flexionado Plano Frontal Plano lateral Plano dorsal Giros Amortecimento: Din�mico (combina��o de outros movimentos) Final: Um p� Dois p�s Uma m�o Duas m�os M�os e p�s
Organograma das escaladas [ 75 ] : Deslocamento vertical: Dois contatos Tr�s contatos Transfer�ncia de superf�cie vertical - horizontal Com flex�o de quadril Com flex�o lateral de quadril Com flex�o de tronco Com flex�o lateral de tronco
Organograma do equil�brio [ 75 ] : Contatos: Com uma m�o Com duas m�os Com um p� Com dois p�s Combina��o Posi��o do tronco: Paralelo ao obst�culo Perpendicular ao obst�culo
Organograma dos rolamentos [ 75 ] :
Dire��o: Frente Lateral Tr�s Ponto inicial: Sobre a por��o posterior do m�sculo deltoide Sobre o m�sculo trap�zio Sobre o m�sculo grande dorsal Sa�da: Sobre as m�os Sobre os p�s Combina��o de movimentos
Organograma das rota��es [ 75 ] : Ponto de apoio: Com uma m�o Com duas m�os Posi��o dos segmentos: Tronco e quadril Plano frontal Plano lateral Plano dorsal Estendidos Flexionados Joelho Estendido Flexionado Sentido Hor�rio Anti-hor�rio
Embora existam diversos discursos, in�meras fontes de informa��o e um sem-n�mero de praticantes espalhados pelo mundo, � necess�rio ter discernimento para entender a modalidade, a qual vem passando por adapta��es e modifica��es ao longo dos anos.
Buscas minuciosas por document�rios, livros e produ��es de cunho cient�fico podem trazer muita informa��o proveitosa, enquanto utilizar-se de qualquer fonte como v�deos produzidos por canais do youtube ou blogs (com rar�ssimas exce��es como os v�deos da s�rie Parkour Literally[254][255][256][257][258]) emroleta brasileira blazermaioria, podem vir a elevar o grau de confundimento da pr�tica, repassando informa��es sem proveito algum.
O parkour � uma pr�tica saud�vel, pode ser considerado um esporte ou at� mesmo um jogo, tem v�rias influ�ncias gin�sticas e pode ser praticadoroleta brasileira blazerqualquer ambiente e por pessoas de v�rias idades, desde crian�as at� idosos, basta lembrar que deve ser uma pr�tica respons�vel, visando uma melhor qualidade de vida e a pr�pria sa�de e, quem sabe, futuramente, n�veis atl�ticos.
Refer�ncias
se reproduzido, indicar a fonte:linkdevelopers.comnews/jogar-roleta-francesa-gratis-2024-01-01-id-9763.html
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